17/04/2012

Aula de Pilates é um sucesso no CPN

A mais nova atividade física do Clube Passense de Natação, o Pilates, tem sido um sucesso desde de que foi anunciado pela Secretaria de Esportes do clube. A procura foi intensa, e hoje já são seis turmas na lista de espera.

Mais de 80 alunos já estão se beneficiando com as aulas, que são realizadas de segunda a quinta feira no salão II em frente à fisioterapia. Três instrutores (Lilian, Ednardo e Bruno) e uma fisioterapeuta (Nayara) estão à disposição dos praticantes do Pilates no CPN. As aulas estão sendo realizadas das 07h00 as 11h00 e das 14h00 as 20h00.

O que é Pilates?

O métodoPilatestem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e oalongamentosão trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas apresentam:

· Exercícios suaves e eficazes;

· Poucas repetições de cada movimento;

· Grande repertório de exercícios;

· Aulas únicas, evitando monotonia;

· Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

· Resultados rápidos e duradouros;

· Construção de uma postura correta e natural;

· Não há desgaste físico.

Benefícios:

· Aumenta a resistência física e mental;

· Alongamento e maior controle corporal;

· Correção postural;

· Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

· Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

· Melhora da coordenação motora;

· Maior mobilidade das articulações;

· Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

· Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

· Fortalecimento dos órgãos internos;

· Aumento da concentração;

· Trabalha a respiração;

· Promove relaxamento.

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.