CPN conquista medalhas e índices na natação antes de paralisação
Data: 02/04/2020
Apesar todas as paralisações de competições no esporte regional, estadual e nacional devido a pandemia do Coronavírus, a equipe de natação do Clube Passense de Natação (CPN) disputou antes um torneio inédito. Trata-se do 1º Torneio Regional, pré-mirim a sênior, da 5ª Região de São Paulo, realizado em 14 de março, no parque aquático da Sociedade Esportiva Sanjoanense, de São João da Boa Vista (SP).
Ao todo foram 11 equipes na disputa: CPN, UNAERP e Recreativa (Ribeirão Preto), Sociedade Esportiva Sanjoanense, Academia Cardiofísio (Jaboticabal), APANASC (São Carlos), Departamento de Esportes de São José do Rio Pardo, Academia Água Viva/Departamento de Esportes de Américo Brasiliense, Clube de Campo das Figueiras (Porto Ferreira), Projeto Jorge Abud (Sertãozinho) e Associação Esportiva Mocoquense (Mococa). Foram 178 atletas, entre feminino e masculino, destes 29 do Vermelho e Branco.
O time passense conquistou em águas paulistas 68 medalhas, sendo 63 individuais (27 ouros, 23 pratas e 13 bronzes), além de 5 no revezamento (4 ouros e 1 prata). Ainda foram conquistados quatro índices brasileiros com Júlia Torres nos 100 mts e 200 mts, borboleta, e Davi Alves nos 200 mts borboleta e 400 mts medley.
Quando se trata de índice mineiro, foram alcançados 15 na competição. Dois deles novamente com Julia Torres (100 mts e 200 mts borboleta), 4 com Sofia Esper (50 mts, 100 mts, 200 mts e 400 mts livre), outros 3 Joseph Tomaz (200 mts, 400 mts livre e 100 mts borboleta) e mais 6 com Davi Alves (100 mts e 200m borboleta, 200 mts e 400 mts medley e 200 mts e 400 mts livre).
"Participamos pela primeira vez em São João da Boa Vista, um torneio do estado de São Paulo, mais precisamente na região de Ribeirão Preto. Até 2019 havíamos participado somente dos torneios regionais aqui, no estado de Minas Gerais. Lá realmente é um belíssimo clube, com uma estrutura física fantástica e foi uma competição de altíssimo nível técnico e organizacional", disse o técnico da equipe Valcir Filho (Dida).
Dida ainda comentou sobre o desempenho dos nadadores e nadadoras do CPN. "Nossa participação foi excelente, principalmente por ser a primeira competição do ano. Já começamos com excelentes resultados e com nossos jovens atletas melhorando suas melhores marcas, o que indica que o trabalho está no caminho certo, visando as principais competições do ano, que são os brasileiros, o sudeste e os mineiros?.
"Nossos grandes destaques foram as marcas individuais, pois logo na primeira competição do ano conseguimos colocar de dezenove atletas (quinze deles disputando pela primeira vez uma competição), dez entre os melhores tempos do Brasil em suas categorias. Ainda cinco em primeiro lugar, quatro índices de participação para os campeonatos brasileiros e outros quinze índices de participação para os campeonatos mineiros", completou Valcir.
Todos os atletas do Vermelho e Branco são formados nas escolinhas do próprio clube, onde é desenvolvido um trabalho profissional desde a iniciação a natação. ?Tudo começa com os ?tios e tias? da natação do clube, respaldados pelo nosso gestor de esportes, Marcel Cardoso Faria, pelo diretor de esportes, Silvério Bastos, e pelo presidente André Maia, ao lado de toda a sua diretoria. Eles não medem esforços para proporcionar totais condições de trabalho, o que reflete nos nossos excelentes resultados?, finalizou Dida.
Essa competição foi a última realizada antes da parada total do calendário por causa da pandemia da COVID 19. Entretanto, os atletas continuam seus treinamentos em casa para se manterem em forma para a volta dos treinamentos em piscina e futuras competições, que ainda não tem datas previamente definidas.