A equipe de natação do Clube Passense de Natação (CPN) disputou no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, no último final de semana, o Campeonato Mineiro Petiz e Infantil de Verão/ XIII Troféu Fernanda Ferraz Santos. As provas aconteceram da manhã de sexta-feira, 6, até na noite de sábado.
Foram 2 medalhas de ouro e 11 de bronze dos nadadores passenses. Os destaques foram Júlia Torres, de 12 anos, que foi primeira nos 100m, borboleta, e terceira nos 50m, nado livre, e Davi Alves, também de 12 anos, primeiro colocado na prova de 100m borboleta. O mesmo atleta ainda foi bronze nos 200m, nado medley, e nos 400m, nado livre. Em ambos casos foram conquistas inéditas para os atletas do Vermelho e Branco.
A equipe do CPN ainda teve outros destaques individuais, como Victor Augusto Reis (11 anos), que conquistou 4 medalhas, sendo 1 de prata e 3 de bronze, e Vitor Hugo Brasil, também de 11 anos, que venceu 3 medalhas de bronze. A delegação do Vermelho e Branco foi composta por: Letícia Teixeira, Maria Beatriz Raposo, Júlia Torres, Victor Augusto Reis, Vitor Hugo Brasil, Davi Alves, Joseph Santos, Murilo Rachid e Otávio Reis.
"Foi uma competição brilhante dos nossos atletas. Todos alcançaram suas melhores marcas no ano, o que nos deixa bastante orgulhosos do desempenho da nossa equipe durante 2019. Só temos que comemorar o nosso fantástico ano e agradecer o apoio da diretoria do CPN, comandada pelo presidente André Maia, e a todos que contribuíram para que tivéssemos uma temporada de grandes e inéditas conquistas", disse o técnico, Valcir Filho (Dida).
Além desta competição, os atletas mirins Nina de Angelis Lemos (9 anos), Bento Lemos e Rafael Bitencourt, ambos de 10 anos, estiveram em Maceió (AL) disputando o Festival Norte/Nordeste de Natação, pré-mirim a petiz/ Troféu Renaldo Malta. Os nadadores passenses conquistaram excelentes resultados, que fizeram com que o CPN terminasse na sétima colocação geral, entre 17 clubes participantes.
Bento Lemos, de 10 anos, foi campeão e manteve a liderança do ranking brasileiro nos 50m, nado costas. O jovem ainda é segundo colocado do ranking brasileiro nos 50m, nado peito, vice-campeão dos 100m, nado livre (onde é quinto do ranking brasileiro), vice-campeão e quarto do ranking brasileiro nos 100m, medley. O jovem ainda acumula uma medalha de prata de atleta mais eficiente da competição, perdendo o ouro por apenas um ponto.
Já Rafael Bitencourt, da mesma idade, foi vice-campeão nos 50m, nado borboleta, e terminou o ano em sexto do ranking brasileiro. Foi ainda terceiro colocado nos 50m, nado peito, e oitavo do ranking brasileiro. Ainda se tornou o quinto nos 100m livre, após conquistar a medalha de bronze. O atleta nadou a competição com uma luxação no braço. Nina de Angelis, 9 anos, foi sexta colocada nos 50m e 100m, livre, e oitava colocada nos 50m nado peito.