13/12/2010

Orquestra de Câmara SESIMINAS se apresenta no CPN no próximo dia 20

A Orquestra de Câmara SESIMINAS se apresenta no próximo dia 20 de dezembro, no CPN, fazendo parte da programação especial de Aniversário dos 75 anos do Clube.

Criada em Belo Horizonte, em 1986, pelo então presidente da FIEMG, Dr. Nansen Araújo, a Orquestra de Câmara Sesiminas, sob a regência do fundador e titular Maestro Marco Antônio Maia Drumond, caracteriza-se principalmente pelos concertos de cunho didático com a finalidade maior de levar ao industriário, seu público alvo, o repertório camerístico de boa qualidade.

Ao longo de sua existência, a Orquestra vem ampliando seu espaço musical atuando na área da música popular e erudita brasileira, executando Tom Jobim, Pixinguinha, Villa-Lobos, Cláudio Santoro, entre outros. Com o objetivo de trabalhar para a formação de um público atuante e participativo, fortalecendo e elevando o padrão cultural da população, ela realiza várias apresentações em galpões, pátios de empresas, escolas e canteiros de obras, tornando a cultura musical acessível a todos os segmentos da sociedade.

A Orquestra faz também apresentações de gala nas principais salas de concertos e teatros de Minas Gerais entre elas o Palácio das Artes, Teatro SESIMINAS (sua sede), Teatro Pró-Música e Cine Teatro Central de Juiz de Fora, Teatro Municipal de Ouro Preto e Teatro SESIMINAS de Mariana, inaugurado pela Orquestra. Fora do estado, se apresentou no Festival de Inverno de Campos (RJ) e em Natal (RN).

Outro destaque digno de nota, é a excelência de suas apresentações, com a participação de artistas internacionais convidados, dentre os quais destacamos os violinistas Paulo Bosísio, Cláudio Cruz, Maiuccia Iacovino, Leopold LaFosse e Vadim Brodsky, o pianista Nelson Freire, o duo Assad, o violoncelista Antônio Menezes, o violista Horácio Schaffer e o regente polonês Jaroslaw Lipke.

Além das participações nos festivais de Juiz de Fora e Ouro Preto, no ano de 1998, teve seu desempenho elogiado pelos diretores musicais da tradicional Orquestra de Câmara “I Musici”.

Destaques:

- Execução do projeto “Concertos Consita” com o patrocínio da Consita e realização do SESI, com apresentações na capital e no interior.

- Apresentações com Banda “Calix”, Altamiro Carrilho e apresentação do Réquiem de Francesco Durante com o Coral Ars Nova. Ainda com a Banda “Calix”, a Orquestra participou da gravação do CD “A Roda”, no qual comparece dialogando com a Banda ao longo do disco, criando uma parceria rara no rock nacional, com riqueza de timbres.

- Através da parceria SESI/AÇOMINAS, a Orquestra percorreu as cidades barrocas de Minas dentro do Projeto “Circuito Minas Cultural – Um perfil da Música Barroca” projeto esse que resultou na gravação do CD “O Renascimento de um Santuário”.

- Em 2002 participou do IV Encontro de Compositores Latino Americanos fazendo três concertos, inclusive os de abertura e de encerramento.

- Em 2006, com o apoio da Lei da Rouanet, a Orquestra realizou vários concertos no interior dentro do Projeto Domingo com Arte e o Concurso SESIMINAS de composições para Orquestra de Câmara que recebeu mais de 100 inscrições que contemplou 5 finalistas.

A Orquestra de Câmara SESIMINAS, vem se firmando como conjunto de alta qualidade artística, com uma média de 40 concertos anuais.