18/12/2017

Nadador do CPN recebe homenagem na Câmara Municipal

O jovem e já vitorioso nadador do Clube Passense de Natação (CPN), João Gabriel Macaia de Oliveira, de 8 anos, recebeu na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de Passos, o troféu João Clímaco Stockler (Cuca), conferido ao melhor atleta do ano. A premiação é feita de acordo com aResolução N° 774, de 9 de setembro de 2013, e é entregue anualmente a dois atletas, um do sexo masculino e outro do feminino.

A escolha é feita pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, formada pelos parlamentares, Rodrigo Moraes Soares Maia(presidente), Erick Freire Silveira e Maria Aparecida dos Reis Jerônimo (Dona Cida). Fazem parte também o diretor de esportes da Prefeitura de Passos, Flávio Sarno, e um membro da imprensa esportiva da cidade, José Carlos Kallas, indicado pela comissão.

João Gabriel nasceu em 12 de outubro de 2009, filho de Antônio Marcos de Oliveira e Sandra Renata da Silva. Estuda na Escola Municipal Professora Francina de Andrade e é praticante de natação desde os 2 anos de idade.

No CPN, é treinado por Valcir Marinho Costa Filho (Dida), que elogia o esforço do garoto. “Ele é super dedicado, não falta dos treinamentos e, o que é mais importante, como deve ser com toda criança, atleta ele se diverte bastante nos treinos e ele mesmo disse que fazer carreira na natação. Ele tem tudo para isso”, disse.

Em seu pronunciamento, o garoto fez os seus agradecimentos. “Eu quero agradecer a Deus, aos meus pais, minhas irmãs, o meu instrutor Dida, ao Cássio, toda equipe de natação do CPN, os meus amigos e a toda diretoria do clube, por tudo. Esta conquista também de vocês”.

Para o diretor de esportes do CPN, André Maia, é um orgulho um atleta do clube ser reconhecido desta maneira. “ Nós nos sentimos muito orgulhosos sempre que um atleta nosso recebe uma homenagem ou vence uma competição. O João Gabriel é merecedor deste reconhecimento, tendo em vista que ele levantou a bandeira do nosso clube no lugar mais alto do pódio várias vezes”.

Confira abaixo os resultados de Macaia em 2017:

- Campeão Regional 2016/2017 nas provas de 25 e 50 mts nos estilos livre, borboleta e costas;

- Bicampeão geral do JOJU (atletas até 17 anos) e do JOJUNINHO (atletas até 15 anos) 2016/2017 com a equipe do CPN;

- Medalha de bronze nos campeonatos Mineiro de inverno e verão 2017 com a equipe de revezamento 4 x 50m nado medley do CPN na categoria mirim (até 10 anos);

- Bicampeão mineiro nos 25m livre e 25m costas;

- Líder do ranking brasileiro pré-mirim (8 anos) 2017 nas provas de 50m livre e 50m borboleta;

- Líder do ranking brasileiro 100m nado livre 2017;

- Campeão do Troféu Kurosa (uma das mais importantes competições do Brasil na categoria 8 a 10 anos) nas provas de 50m livre, 50m borboleta, 100m livre e revezamento 4 x 50m medley 2017.